top of page

Aconteceu no Ibrapper - Ano 2023

Fevereiro

Recebemos a certificação do Selo Social pela 6ª vez, referente ao ano de 2022, por conta do trabalho excelente de nosso Instituto que vem impactando a vida de pacientes ostomizados de Sorocaba e região, com atendimentos terapêuticos da nossa equipe multidisciplinar e doação de bolsas e insumos.

Abril

Visita do Prefeito de Sorocaba, Rododrigo Manga

Prefeito (8).png
Prefeito (6).png

   No dia 27 de Abril, o Prefeito Rodrigo Manga visitou o Instituto Ibrapper, juntamente com o Secretário da Saúde Dr. Cláudio Pompeu Cagas Dias e sua equipe.

Conversaram com a equipe gestora do Ibrapper, para saber do trabalho realizado pelo Instituto e as dificuldades que ele está enfrentando com a alta demanda de pacientes, uma vez que o os hospitais do Município não estão cadastrando novos ostomizados para retirada de bolsa de ostomia. 

   E por conta desta alta demanda, o Instituto está com o estoque abaixo do nível adequado, inviabilizando novos atendimentos e até mesmo possibilitando o fechamento deste, já que todo o trabalho realizado é voluntário e conta com doações para o estoque de bolsas e insumos.

   Diante deste fato, o Prefeito Rodrigo Manga se comprometeu em enviar uma verba emergencial para compra de bolsas e manutenção do Instituto de 200 mil e fechar um convênio com o Instituto, com previsão para Junho deste mesmo ano.

    Agradecemos a visita do Prefeito Rodrigo Manga e de toda a sua equipe que foram solícitos em ajudar o Instituto e os pacientes que por ele são atendidos. Toda a equipe do Instituto agradece e ficamos felizes em poder continuar realizando esse trabalho que amamos muito e ajudam tantas famílias.

Prefeito (7).png

Maio

Recebemos homenagem na Câmara Municipal de Sorocaba

Em 11 de Maio o Instituto Ibrapper - Instituto Brasileiro de Apoio e Pesquisa à Pacientes Oncológicos e Ostomizados em Reflexologia, participou da reunião no CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social.

WhatsApp Image 2023-05-11 at 4.13.19 PM.jpeg
WhatsApp Image 2023-05-11 at 4.13.18 PM.jpeg

Um pouco do nosso dia-à-dia do Instituto

Dia 12 de Maio dia Mundial do Enfermeiro e da Enfermagem

Uma singela homenagem às enfermeiras estomaterapeutas que trabalham em nosso Instituto e que com tanta excelência e carinho seguem orientando os pacientes ostomizados e acalmando o coração das famílias que diante do desconhecido, se desesperam.

Parabéns pelo seu dia!

​

​

Deixe seu recadinho carinhoso para as nossas enfermeiras estomaterapeutas clicando abaixo:

​

​

​

Junho

Recebemos a visita de Ana Paula, Presidente do MOBR no Instituto Ibrapper, e juntas, Ana Paula e Cleide Machado (CEO do Instituto Ibrapper e Coordenadora Regional do MOBR) estiveram em reunião com o Deputado Estadual Vitão do Cachorrão e o Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.

fotos.png

Ana Paula, presidente do MOBR e Cleide Machado, CEO do Instituto Ibrapper e coordenadora regional do MOBR, estiveram em reunião com o Deputado Federal Vitão do Cachorrão para acertar detalhes quanto à Assembleia que ocorrerá na Alesp em 10/08/2023, sobre o direito das pessoas ostomizdas.

vitão_Ana_CLeide.png

Capacitação

Julho

No dia 05 de Julho tivemos a capacitação para a nossa Equipe Multidisciplinar sobre Ostomia, realizada pela empresa Americana Hospitalar. Onde nossa equipe pode vivenciar um pouco as situações em que uma pessoa ostomizada. Aprenderam sobre os tipos de ostomia e a diversidade de bolsas e insumos.

Formatura

Na semana do dia 03 à 07 de Julho, tivemos a parte prática laboratorial e formatura das alunas de Reflexoterapia do Instituto Ibrapper, espalhadas pelo Brasil.

Entrevista

Recebemos a visita da Tv Tem, para fazer entrevista e conhecer o funcionamento do nosso Instituto.

festa comerciários fotos (1).png

Festa Julhina Beneficente

Festa Beneficente realizada no Clube dos Comerciário, o Instituto Ibrapper ficou responsável pela barraca de lanche de Pernil. Gostaríamos de agradecer aos voluntários que nos ajudaram durante a festa,  Seu Reginaldo, paciente do Instituto que ficou na chapa e a família da nossa psicóloga Rose que ajudaram no atendimento e no caixa. Também gostaríamos de agradecer o Clube dos Comerciários por nos disponibilizar o espaço para montarmos nossa barraca e a contribuição de todos que adquiriram nossos produtos, sua colaboração é muito importante para nós.

festa comerciários fotos.png
WhatsApp Image 2023-06-28 at 11.17.28 AM (1).jpeg

Entrevista na Rádio Super FM de Sorocaba

Em Julho, a CEO do Ibrapper, Cleide Machado,  foi entrevistada pelo repórter e radialista, Augusto Neto. Falando sobre o que é a Ostomia, o que é uma pessoa ostomizada. Quais os desafios a pessoa ostomizada e seus familiares enfrentam hoje no momento de conseguir informações, bolsas e insumos de ostomia. Como são os atendimentos no Instituto Ibrapper, desafios  que está enfrentando e as diferentes formas de ajudar o Instituto. Vale apena conferir esse Podcast!

Agosto

1ª Conferência Estadual em atenção às Pessoas com Ostomia  e Incontinência

Cópia de COESAPOI 2023 ALESP (8).png
Trans Rosa ALesp.png

Gostaríamos de agradecer a Transportadora Trans Rosa por fornecer o transporte de Sorocaba à São Paulo, de forma gratuita.

No dia 10/08 aconteceu nossa  1ª Conferência Estadual em Atenção às Pessoas com Ostomia e Incontinência.O MOBR representado por sua presidente Ana Paula Batista acompanhada do Diretor do MOBR José Roberto Araújo e do Coordenador Jurídico Dr.Willian da Cunha .O IBRAPPER representado por sua presidente Cleide Machado acompanhada das diretoras Edilaine de Cássia Nunes e Marcelia Volpato, Psicóloga Rosicler Fernandes, Secretário da Saúde de Sorocaba Dr Claudio Pompeo e Dr Vinícius Maciel cirurgião oncológico, estiveram reunidos Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) com o Deputado Vitão do Cachorrão.

No dia 11 de Agosto, na UfsCar, Sorocaba São Paulo. Aconteceu a Capacitação para os profissionais da saúde (UBSs) referente às necessidades das pessoas ostomizadas e com incontinência. Com a participação da Presidente do Mobr, Ana Paula Batista, a CEO do Instituto Ibrapper, as enfermeiras estomoterapeutas das empresas, Hollister, Convatec, Coloplast, Ameriacana Hostipatar, Salts e o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba

Dia 26 de Agosto aconteceu o nosso Jantar Beneficente Dançante - Flash Dance. Gostaríamos de Agradecer todas as pessoas e empresas envolvidas que doaram seus serviços e alimentos, para que o Jantar pudesse acontecer e todos os que prestigiaram com a sua presença, toda a venda de convites foi revertido ao Instituto Ibrapper. Seguem as fotos de como foi o nosso Jantar, estava maravilhoso! Comida deliciosa, música boa e companhia muito divertida. Foi um sábado para ficar na história.

Jantar Dançante Benificente.png
WhatsApp Image 2023-06-23 at 4.53.23 PM.jpeg
tauste logo.png
WhatsApp Image 2023-06-23 at 4.22.19 PM.jpeg
bistecão (1).png
convite numerado.png

Café dos Ostomizados

No dia 26 de Outubro aconteceu o nosso Café para os Ostomizados, com a presença das Enfermeira Jaqueline, Hugo e Ana Carolina tirando as dúvidas sobre o uso da bolsa de Ostomia, falando sobre os diversos modelos e necessidades da pessoa ostomizada.

cafe ostomizados.png
cafe ostomizados (1).png

Setembro

No mês de Setembro, o Instituto Ibrapper e o Hospital Oncológico e a Santa Casa de Sorocaba, firmaram parceria. O Instituto Ibrbrapper, com a sua Enfermeira Estomoterapeuta Mariana Pasquini, capacitou 78 profissionais da Saúde em relação à ostomia, suas diferenças, peculiaridades e cuidados. A capacitação ocorreu entre os dias 21 e 26.

Capacitação de Profissionais da Saúde na Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba (1).png

Outubro

No dia 06 de Outubro, aconteceu o nosso Outubro Rosa em prol do Instituto Ibrapper e a Dra. Evandra Rabello nos presenteou com uma palestra.

Outubro Rosa.png

Dias 18 e 19 aconteceu o 2º Congresso Sesi ODS no Estado do Paraná, e o Instituto Ibrapper recebeu pela segunda vez a certificação do Selo Social pelo seu trabalho impactar muitas vidas e contribuir para a agenda de 2030

WhatsApp Image 2023-10-19 at 8.59.24 AM (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 9.05.06 PM.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 8.55.21 PM.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 9.05.12 PM.jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 8.56.26 PM.jpeg

No dia 23 de Outubro aconteceu a Pré-Conferência CONAPOI 2023 em Natal e o Instituto Ibrapper esteve presente nos debates quanto à importância de se olhar as necessidades das  pessoas ostomizadas, quanto na apresentação das Terapias Complementares e Integrativas para benefício físico, psicoemocional e como potencializador no auxílio de tratamentos médicos, como por exemplo, o câncer.

Novembro

Em parceria com a Unip, o Instituto Ibrapper deu capacitação à mais de 40 estudantes sobre ostomia. A capacitação foi ministrada pelas enfermeiras estomaterapeutas e voluntárias no Ibrapper, Eliana e e Mariana. Ministraram sobre a necessidade físicas da pessoa com ostomia, seus medos, a diferença das ostomias e bolsas. Falaram da importância do atendimento capacitado e humanizado para essas pessoas.

WhatsApp Image 2023-10-27 at 10.05.06 AM (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 9.01.23 AM (1).jpeg
Eliana.png

Dia 16 de Novembro, dia nacional dos ostomizados, a CEO do Instituto Ibrapper, Cleide Machado e a diretora Marcelia Volpato, estiveram em reunião com o Deputado Gerson Pessoa para falar sobre a falta de bolsas e insumos para os ostomizados no estado de SP.

Foto de Priscila Titonelli.jpg
Gerson .jpg

Entrevista concedida à TV Alesp sobre o Novembro verde com a CEO do Instituto Ibrapper, Cleide Machado, no dia 17 de Novembro

WhatsApp Image 2023-11-18 at 6.22.06 PM.jpeg
WhatsApp Image 2023-11-18 at 6.22.06 PM (1).jpeg
bottom of page